Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
Clínica Chegar Novo a Velho

Acompanhamento de Doenças Autoimunes

_________

As doenças autoimunes são condições em que o sistema imunológico ataca erradamente o próprio corpo, levando a uma variedade de sintomas e complicações. Na Clínica Chegar Novo a Velho, compreendemos a complexidade e os desafios destas doenças. Oferecemos uma abordagem integrada e personalizada para o acompanhamento e tratamento de doenças autoimunes, combinando as mais recentes descobertas médicas com terapias complementares. O nosso objetivo é minimizar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e ajudar as pessoas a viverem com bem-estar e equilíbrio, mesmo perante destas condições desafiantes.

Não caminhe sozinho nesta jornada. Permita-nos ser seu parceiro na gestão e acompanhamento de sua condição autoimune. Agende sua consulta aqui e descubra um caminho mais equilibrado para a saúde.

Doenças Autoimunes:


Tiroidite de Hashimoto

A tiroidite de Hashimoto é uma doença autoimune na qual o sistema imune ataca as células da tiroide. Os sintomas são aumento de peso fácil, cansaço excessivo, pele fria e pálida, prisão de ventre, baixa tolerância ao frio, dores musculares ou articulares, ligeiro inchaço da parte da frente do pescoço, cabelo e unhas mais fracos.

É necessário ter algum acompanhamento para ir avaliando os níveis, realizando novos exames, pois pode ter de se ajustar a medicação. A nossa equipa multidisciplinar ajuda da forma mais eficaz na melhoria da qualidade de vida.


Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, que pode atacar vários órgãos e tecidos do corpo, mas principalmente as articulações. Tendo sintomas como articulações quentes, inchadas e com dor, fadiga, perda de peso e febre.

Com a ajuda e acompanhamento da nossa equipa médica e técnica poderá melhorar substancialmente os sintomas desta doença, com os tratamentos multidisciplinares, podendo viver de forma funcional mesmo sendo uma doença para a vida.


Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crónica que forma inflamação no tubo digestivo, que pode provocar dores abdominais, diarreia, mal-estar, anemia e desnutrição. No entanto pode haver diversos sintomas em outras localizações, tais como obstipação, fadiga, dor anal, hemorragia retal, fezes contaminadas com sangue, dores articulares, lesões da pele, alterações oculares, entre outros.

Com a ajuda da nossa equipa médica e técnica irá permitir um melhoramento na qualidade de vida com o acompanhamento e tratamentos multidisciplinares.


Doença Celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune crônica caraterizada pela intolerância permanente ao glúten. Provocando uma resposta do sistema imunológico, causando inflamações e lesões no intestino, tendo sintomas como diarreia, dor de cabeça, barriga
inchada, irritabilidade, perda de peso, náuseas e vómitos.

Com o acompanhamento da nossa equipa médica e técnica, ajudamos no melhoramento da qualidade de vida com esta doença, tendo como tratamento uma dieta isenta de glúten para toda a vida.


Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença rara, que não está relacionada com comportamentos ou alimentação incorreta. A doença consiste no aparecimento de anticorpos que atacam as células beta do pâncreas (onde se produz a insulina) é responsável por 70-90% dos casos
de diabetes tipo 1.

Os sintomas são muita sede e fome, urinar muito, perda de peso rápido, sensação de fadiga e dores musculares, dores de cabeça, náuseas e vómitos. Não existe um tratamento para a cura, mas existe para ter uma boa qualidade de vida como
a administração da insulina diária. Com o acompanhamento dos nossos médicos e técnicos podemos ajudar e orientar.


Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica de evolução progressiva e incapacitante que afeta o sistema nervoso central. Os sintomas dependem de pessoa para pessoa e ao longo da doença, dependo da localização das fibras nervosas. Os sintomas
afetam os movimentos como dormência ou fraqueza, sensações de choque elétrico, tremor e falta de coordenação, afetam também a visão como perda parcial ou total da visão ou visão dupla ou enevoada. Outros sintomas que se podem desenvolver são fala arrastada, fadiga, tonturas, formigueiro ou dores no corpo, problemas na função sexual, intestinal e urinária.

Com o acompanhamento dos nossos médicos e técnicos temos alguns tratamentos, não de cura, mas sim de recuperação de ataques e melhoramento dos sintomas.


Lúpus Eritematoso Sistémico

O lúpus eritematoso sistémico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica. Os sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva ou mais rapidamente, podendo ser o cutâneo que se manifesta apena com manchas vermelhas na pele ou sistêmico no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Alguns sintomas são mais gerais como a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros mais específicos de cada órgão como manchas na pele, hipertensão ou problemas nos rins. Não existe tratamento para curar, sendo uma doença crônica os nossos técnicos podem acompanhar e aconselhar, ajudando substancialmente no melhoramento da qualidade de
vida controlando e vigiando a doença.


Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crónica do foro imunológico que se manifesta principalmente na pele, não sendo contagiosa. Carateriza-se geralmente pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas.

Existem diversas opções terapêuticas, sendo acompanhado pelos nossos médicos e técnicos iremos dar-lhe as melhores opções, para melhorar a sua qualidade de vida. É fundamental existir um acompanhamento, pois os surtos são incertos, não existindo forma de prevenir, mas sim reduzir. Reduzindo o stress, a ansiedade, mantendo a pele cuidada.


Vitiligo

O vitiligo é uma despigmentação da pele, caracterizada por manchas brancas bem delimitadas que consiste na perda de melanócitos. Não existe nenhuma causa clinicamente comprovada, sendo de origem desconhecida. Apesar de não estar associado a outra doença física, o vitiligo pode causar danos psicológicos.

Com a nossa abordagem multidisciplinar, pode ser possível travar o seu desenvolvimento, com o acompanhamento da nossa equipa médica e técnica.


EQUIPA MÉDICA:

_________

Doutor Manuel Pinto Coelho

Doutora Leonor Rodrigues Lopes

Doutor Manuel Pedro Vasconcelos

Doutora Inês Henriques

 

EQUIPA TÉCNICA:

_________

Enfermeira Fernanda Carvalho

Filipa Rodrigues

Filipa Pinto Cardoso 

Fredy Vinagre

Rodrigo Aguiar

Ana Garcez

Carlos Fugas

Rui Abrantes